Polo Pet Farm

Colégio Polo lança "Polo Pet Farm" e garante aprendizado através do contato com animais

Localizado dentro do colégio, espaço conta com 600m² e já abriga mais de quinze animais, que recebem todo o tratamento necessário e convivem com os cuidados dos alunos

Aprender através de vivência é sem dúvida muito mais gostoso e eficaz. E, quando o aprendizado está associado ao ganho de habilidades socioemocionais, o resultado se torna ainda mais completo. Segundo Luis Antônio Tofolo Junior, diretor do Colégio Polo, a criança que se relaciona com animais potencializa seu desenvolvimento de autonomia e responsabilidade, o que contribui para a construção da autoconfiança. Pensando justamente nisso, o Colégio Polo criou o conceito da "Polo Pet Farm", espaço de 600m², que já conta com oito tipos diferentes de mini animais. Já pensou sair da sala de aula e aprender Biologia, Matemática, Português e tantas outras áreas do conhecimento tendo contato direto com animais e o meio onde eles vivem, sendo tudo isso dentro da escola?

"A Polo Pet Farm vai compor o trabalho de formação que o Colégio Polo já oferece aos seus alunos. Ao observar, tocar, cuidar, aprender e entender hábitos e comportamentos de algumas espécies, os alunos ainda estimularão a sensibilidade e os sentimentos de solidariedade, generosidade, zelo, afeto, carinho e respeito. Nessa experiência, os alunos ainda aprenderão a se relacionar de modo mais afetivo com temas como nascimento, crescimento, procriação e até mesmo a morte. Esses fatos naturais da vida, vivenciados de maneira natural e serena, preparam e fortalecem a segurança, o equilíbrio e o bom senso dos alunos, mesmo diante de possíveis dores da perda", explica o diretor.

A mini fazenda conta com mini-horse, duas mini-cabras, um casal de pavões, quatro patos, galinhas d'Angola e galinhas Garnisé, sete coelhos e dois jabutis. Aline Tempesta, veterinária responsável pelo espaço, reforça que a escola cuidará dos animais prezando ambiência e bem estar, provendo alimentação de qualidade, água limpa e fresca, suplementação, abrigo, sombra, higiene, e realizando protocolos de vacinação e vermifugação periódica para controle de vermes e doenças. "Todas essas experiências contribuirão para o desenvolvimento de um compromisso com a preservação ambiental. As crianças poderão ter contato próximo supervisionado com algumas espécies, como o mini-horse, mini-cabras, galinhas, patos e coelhos. Elas poderão escovar, pentear e afagar os animais. As galinhas d'Angola e os pavões ficarão soltos pela escola e os alunos serão educados a respeitar o bem estar dos mesmos, não os colocando em situações que possam gerar medo e stress", comenta. Todos os alunos terão atividades pedagógicas na Polo Pet Farm, sendo os menores de maneira mais lúdica e os maiores de forma mais acadêmica, ambos muito próximos da prática.

Ficha técnica "Polo Pet Farm"

São 600m2 de área construída para os animais habitarem confortavelmente, com cinco viveiros independentes, um piquete cercado de madeira e duas baias, cada um adaptado exclusivamente para o tipo de animal que recebeu, com abrigos em alvenaria e telhas. As baias são contíguas ao local de manejo dos animais, e longe do contato com as crianças, para caso os animais queiram se isolar com tranquilidade. Também faz parte deste complexo uma sala para uso geral e armazenamento de medicamentos, e outra sala para armazenamento de alimentos para os animais.

O complexo inteiro é monitorado por câmeras, para segurança dos alunos e também dos animais. A disposição dos viveiros foi planejada de modo a permitir a aproximação das crianças dos animais de maneira didática e segura, dando oportunidade para que eles sejam vistos de todos os ângulos, e possibilitando o contato tátil com alguns deles.